1 minutos leitura

Um incêndio em zona de pinhal no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, está a ser combatido desde as 15:30 por bombeiros dos distritos de Coimbra, Leiria e Castelo Branco, avançou a proteção Civil. As chamas já obrigaram, por precaução, à evacuação da aldeia de Fujó.

A informação foi avançada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil que garante, no entanto, que a população não corre risco. 

De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, no combate ao incêndio estão envolvidos 312 operacionais de diversas corporações dos três distritos, apoiados por 98 viaturas e sete meios aéreos, pelo menos quatro aviões ligeiros Air Tractor 802 Fire Boss, que recorreram à barragem do Cabril para atestar os tanques de água.

Veja o vídeo com o abastecimento das aeronaves que sobrevoaram Pedrógão Pequeno para a descida até à barragem.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco à Lusa, apesar do esforço dos operacionais no terreno, o incêndio continua a lavrar com alguma intensidade junto à povoação de Moutinhosa, numa zona de pinhais.

No distrito de Castelo Branco chegaram a estar oito incêndios ativos, na tarde de sábado, mas pelas 19h00, foram reduzidos a quatro combatidos por 240 operacionais. 

Só os incêndios de Bragança e Viana do Castelo exigem neste momento uma resposta mais vigorosa com 410 e 247 operacionais envolvidos, respetivamente.