Um incêndio em zona de pinhal no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, está a ser combatido desde as 15:30 por bombeiros dos distritos de Coimbra, Leiria e Castelo Branco, avançou a proteção Civil. As chamas já obrigaram, por precaução, à evacuação da aldeia de Fujó.
A informação foi avançada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil que garante, no entanto, que a população não corre risco.
De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, no combate ao incêndio estão envolvidos 312 operacionais de diversas corporações dos três distritos, apoiados por 98 viaturas e sete meios aéreos, pelo menos quatro aviões ligeiros Air Tractor 802 Fire Boss, que recorreram à barragem do Cabril para atestar os tanques de água.
Veja o vídeo com o abastecimento das aeronaves que sobrevoaram Pedrógão Pequeno para a descida até à barragem.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco à Lusa, apesar do esforço dos operacionais no terreno, o incêndio continua a lavrar com alguma intensidade junto à povoação de Moutinhosa, numa zona de pinhais.
No distrito de Castelo Branco chegaram a estar oito incêndios ativos, na tarde de sábado, mas pelas 19h00, foram reduzidos a quatro combatidos por 240 operacionais.
Só os incêndios de Bragança e Viana do Castelo exigem neste momento uma resposta mais vigorosa com 410 e 247 operacionais envolvidos, respetivamente.