3 minutos leitura

Em Lisboa, só é possível carregar o passe Navegante Família nos dias úteis e nos postos Espaço Navegante. No Metro de Lisboa são só três locais e e a Carris disponibiliza sete quiosques. Casa da Sorte é a exceção na capital.

Fora de Lisboa, dentro da AML (Área Metropolitana de Lisboa), existem diversos locais onde é possível realizar o carregamento. Por exemplo, no Posto da Portela de Sintra da Scotturb é possível realizar esta operação aos fins de semana e feriados entre as 8h00 e as 18h00. (Veja a lista completa dos locais de carregamento)

Em Lisboa, de acordo com esta lista, apenas a Casa da Sorte (onde existe um posto da Carris), na Praça da Figueira, permite efetuar o carregamento do Navegante Família em dias não úteis.

O passe família entrou em vigor na capital no último mês de agosto e foi apresentado pelo Governo como uma medida de suporte às famílias, já que permite obter uma redução substancial no custo com os transportes públicos.

No entanto, para efetuar o carregamento dos cartões é obrigatório que o primeiro a carregar o passe realize a operação num dos postos família que, no caso do Metropolitano de Lisboa se reduzem a três, localizados na Alameda, Sete Rios e Entre Campos. E apenas o pode fazer nos dias úteis.

Ou seja, quem pretender carregar o cartão tem, obrigatoriamente, de se deslocar a um destes três locais, num dia de semana, para efetuar o pagamento já que os postos de venda, apesar de estarem a funcionar, estão impedidos de efetuar o carregamento destes passes em específico. Os restantes cartões da família podem depois ser validados nas máquinas de venda, ou carregados na mesma altura.

Ter passe e pagar bilhete

Numa deslocação ao posto de venda do Metropolitano do Marquês de Pombal, nesta sexta-feira, 1 de novembro, a funcionária referiu que era impossível carregar o cartão neste local, tendo explicado o processo. Sem dar informação da possibilidade de realizar o carregamento na Casa da Sorte, na Praça da Figueira.

Apesar de ser um representante da Carris, a Casa da Sorte consegue realizar uma operação impossível nos postos de venda do Metropolitano ou da própria Carris.

No site da carris é possível encontrar a seguinte informação relativa aos carregamentos:

“Entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização, efetue o pagamento/compra do Navegante Família, com qualquer um dos cartões Lisboa Viva associados ao agregado familiar, em qualquer um destes pontos de venda.

Só após esse pagamento é que poderá carregar os restantes Cartões Lisboa VIVA associados (todos no mesmo momento ou em momentos e locais separados).”

No entanto, de acordo com a informação obtida junto da Casa da Sorte, no momento do carregamento, todos os passes têm de ser carregados num destes “postos família”. Uma informação contrária à fornecida pela funcionária do Metropolitano que assegura ser possível carregar os restantes cartões nas máquinas de venda.

O Faktual enviou para a Metro de Lisboa um pedido de esclarecimento, para perceber a razão que leva a este constrangimento, e aguarda as respostas, que serão adicionadas a este artigo logo que cheguem à redação.

Multibanco Passe Navegante

Já é possível carregar o seu novo passe Navegante Municipal, ou Metropolitano, no Multibanco. Evite as filas nos postos de atendimento e bilheteiras. Veja como. #Lisboa #Navegante #Carris

Posted by Fernando Medina on Tuesday, 26 March 2019
Em Março, Fernando Medina anunciava a possibilidade de carregar o Navegante no Multibanco.

Entretanto, as famílias que aderiram a esta modalidade e guardaram para esta sexta-feira, dia 1 de novembro, para efetuar o carregamento, ficaram impossibilitados de o fazer tendo de adquirir bilhetes extra para realizar viagens nos transportes públicos.

Vale a pena reforçar que a afluência aos postos de venda na próxima segunda-feira deverá aumentar devido à realização da Web Summit.