O Faktual nasce de uma ideia pessoal com mais de quatro anos mas na sua base está o coletivo. O jornalismo, na forma tradicional, em papel, tende em morrer e tem vindo a perder espaço no panorama digital.
Por culpa do formato económico que lhe está associado, por culpa dos leitores que se habituaram a ler de borla e recusam pagar pela informação, por culpa do mercado de publicidade que não exige qualidade, mas também por culpa dos próprios Jornalistas, que baixaram os braços. Seria mais simples se houvesse apenas um culpado, não é assim.
É neste contexto que nasce o Faktual. Um projeto de jornalistas, isento, independente, dedicado a um jornalismo de análise, investigação, factual.
Todo o investimento financeiro neste projeto é pessoal mas para sobreviver precisa de união. Os contributos são essenciais. Para se financiar um projeto independente, será necessária a colaboração de jornalistas (com colaborações, que terão retribuição financeira à medida dos lucros) e do público, que ajudem o Faktual a manter-se vivo.
Os jornalistas irão receber de acordo com as receitas obtidas e tudo será explicado a cada um deles e divulgado de forma pública a seu tempo.
As contribuições financeiras terão de vir, pelo menos numa primeira fase, dos leitores.
O Faktual está aberto a todos, mas contamos com as contribuições de quem lê para poder continuar a apostar num jornalismo forte, isento, e com boas histórias, que vale a pena ler, ver e ouvir.
Para contribuir, basta fazer um donativo através do PayPal (botão visível na coluna da direita ou mais abaixo, se estiver a ler num telemóvel) ou desta campanha de Crowdfunding, a segunda lançada na plataforma PPL já que a primeira não atingiu o objetivo.
Publicidade
Sabemos que a publicidade é uma forma incontornável de financiamento para um projeto aberto ao público, especialmente se os valores das contribuições ficarem abaixo dos custos de produção. Por isso, o Faktual está aberto a incluir publicidade de empresas que acreditem na isenção e credibilidade do Jornalismo e dos Jornalistas que aqui escrevem. Mas a ideia é não ficar “refém” deste método de financiamento.
É um projeto com características diferentes, que tem de viver da audiência mas não vive em exclusivo para audiências massificadas. As empresas terão de valorizar mais a qualidade e credibilidade do conteúdo e menos o número de páginas vistas.
Redes Sociais
O Faktual também está presente nas redes sociais. É incontornável, são uma grande rede de contacto com potenciais leitores. Mas sabemos também que o grande valor dessas redes é o conteúdo que os meios de comunicação social têm oferecido, abrindo espaço para que plataformas como o Facebook ganhem milhões sem o mínimo esforço de produção.
Por isso, está também nas mãos dos leitores partilharem estes conteúdos nas redes sociais, de forma a angariar o máximo de tráfego possível, privilegiando o conteúdo original e trazendo tráfego para o site.