Estatuto Editorial

Faktual nasce da vontade de devolver ao jornalismo a dignidade que ele merece. Aposta na escrita de análise, profunda e assente em factos relevantes para a opinião pública. Assenta num formato que se designa por long-form journalism.

Faktual foi fundado com cinco pilares base: Factos, investigação, análise, profundidade, clareza.

Faktual não responde a qualquer tipo de poder. É responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.

Faktual é um projeto que pretende viver também das contribuições dos leitores mas recusa abdicar da sua independência e isenção seja a que título for.

Faktual é um projeto isento, independente, sem ligações de qualquer tipo (partidárias, clubísticas ou outras) mas não abdica de ter opinião, de tomar posição e de suscitar e promover o debate. Os artigos de opinião serão sempre claramente identificados como tal, em categorias específicas, e jamais podem confundir-se com a matéria informativa.

Faktual é um projeto colaborativo, aberto à participação de todos os jornalistas detentores de carteira profissional que, no entanto, respondem pela sua escrita e devem respeitar o rigor do projeto, a Lei de Imprensa e o Código Deontológico.

Faktual assume o compromisso de respeitar os direitos e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.

Faktual pretende contribuir para o reacender da paixão por um jornalismo sério, devolvendo a credibilidade à profissão.